domingo, 4 de dezembro de 2016

Os Nutrientes

Hoje vou falar sobre os nutrientes de novo mas desta vez de uma forma mais pormenorizada.

O que são? 


Nutrientes são as "estruturas" que constituem os alimentos e que são essenciais para o funcionamento do organismo, fornecem energia, e servem como matéria prima, mantendo e reparando partes do corpo e sustentando o crescimento.
A palavra nutriente tem origem no latim nutriens, de nutrire, que significa "alimentar".
Existem vários nutrientes:
--> Prótidos
-->Hidratos de Carbono
-->Lípidos 
-->Água

-->Vitaminas

Prótidos:
Os prótidos são constituídos por 4 elementos químicos fundamentais: Carbono(C), Hidrogénio(H), Oxigénio(O)e Azoto(N).

São macromoléculas constituídas por conjuntos de moléculas mais simples, os 
Aminoácidos (aa).


Curiosidades:

A proteína conhecida como colágeno possui diversas funções que poderão dar sustentação a pele e formar fibras que podem contribuir para a formação dos músculos. O colágeno é extraído do osso e da cartilagem dos bovinos.


Hidratos de Carbono:
Os glúcidos são constituídos por 3 elementos: Carbono, Hidrogénio e Oxigénio.

São macromoléculas constituídas por conjuntos de moléculas mais simples, os Monossacarídeos.
Duas moléculas simples formam os dissacarídeos.Mais de duas formam os polissacarídeos.
 

Funções dos Glícidos (glúcidos ou hidratos de Carbono) Função principal : energia motora Função secundária: estrutural 


As 
fibras vegetais são glúcidos que não são digeridos pelo organismo, elas provocam um aumento no volume das fezes, regulando assim, o trânsito intestinal. São glúcidos com uma função reguladora

Curiosidades:
Imprescindíveis Precisamos de hidratos de carbono para satisfazermos as necessidades energéticas diárias do organismo. No entanto, porque nem todos os hidratos de carbono são iguais, devemos aprender a fazer as opções mais saudáveis.

Hidratos de carbono simples São rapidamente absorvidos e digeridos pelo organismo e, por esse motivo, dão pouca saciedade. Dentro deste grupo de hidratos de carbono, os alimentos refinados (açúcar) são a pior opção, uma vez que fornecem as chamadas "calorias vazias", pois apresentam falta de vitaminas, minerais e fibras. O açúcar, os bolos e os refrigerantes constituem alguns exemplos de hidratos de carbono simples.

Hidratos de carbono complexos A opção mais saudável. Os hidratos de carbono complexos são absorvidos e digeridos lentamente pelo organismo, fazendo-nos sentir saciados mais rapidamente. Os cereais, a batata, o arroz, a massa e as leguminosas secas (feijão, grão, lentilhas) são fontes de hidratos de carbono complexos.

Pequeno-almoço Quando acordamos, as nossas necessidades energéticas são maiores devido ao jejum noturno, pelo que o pequeno-almoço deve ser rico em hidratos de carbono complexos. Ao longo do resto do dia dia, deve distribuí-los, de forma moderada, pelas restantes refeições.

Sabia que...
À noite, a produção de energia é menos prioritária para o organismo e, se consumir hidratos de carbono em exagero, estes irão ser convertidos em gordura.

Lípidos :
Os lípidos são constituídos por 3 elementos químicos : Carbono, Hidrogénio e Oxigénio.
Os lípidos são constituídos por três ácidos gordos ligados ao glicerol.
 
Funções dos Lípidos
Função principal : energia calorífica
Função secundária: Plástica ou estrutural, quando existe excesso de lípidos estes vão ser armazenados sob a forma de gordura.
Representam cerca de 30% da energia necessária diária


Curiosidades:
A ingestão de colesterol não deve ultrapassar 300 MG por dia, mas muitos abusam dessa relação. Nos EUA, cerca de 25% da população apresenta níveis altíssimos de colesterol e no Brasil, atualmente, os adultos com acima do ideal (segundo o cálculo de IMC) chegam a 40%.
 
As gorduras podem ser de origem animal quanto vegetal. As de origem animal, como a banha e a gordura da carne, geralmente são sólidas à temperatura ambientes e bastante prejudiciais ao organismo. Já a de origem vegetal, como óleo de milho, girassol e oliva são líquidos e menos prejudiciais.

Vitaminas:

O nome vitamina foi atribuído pelo bioquímico polaco Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita, que significa vida e no sufixo –amina, ou seja, aminas vitais ou aminas da vida. Inicialmente foi usado para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, visto que, naquele tempo se pensava que as vitaminas fossem aminas. Apesar do erro cometido, o nome vitaminas manteve-se.

Vitaminas são nutrientes necessários ao metabolismo do organismo e importantes na protecção de numerosas doenças. No entanto, o organismo humano não consegue sintetizar a maioria destas moléculas em quantidades apreciáveis, pelo que, têm de ser obtidas através dos alimentos, bebidas e suplementos vitamínicos. Algumas excepções são a vitamina D, que é sintetizada no organismo em escala limitada e as vitaminas B12 e K que são sintetizadas pela flora bacteriana, no intestino. A falta de vitaminas facilita o aparecimento de doenças e o mau funcionamento do organismo, uma vez que, sem as vitaminas as reacções metabólicas tornam-se muito lentas e não efectivas. A falta de vitaminas provoca, assim, aquilo a que se chama avitaminose. No entanto, vitaminas em excesso também não é benéfico, provocando o que se chama de hipervitaminose.
O organismo humano necessita de 13 vitaminas diferentes:
Vitaminas Hidrossolúveis

Vitamina B1: tiamina
Vitamina B2: riboflavina
Vitamina B5: ácido pantoténico
Vitamina B6: piridoxina, piridoxamina e piridoxal
Ácido fólico
Vitamina B12: cobalamina
Vitamina C: ácido ascórbico
Vitamina Bh: biotina
Vitamina PP: niacina

Vitaminas Lipossolúveis

Vitamina A
Vitamina D
Vitamina E
Vitamina K
Água:
Constituição da molécula de água: hidrogénio e oxigénio.

Funções:Reguladora

É bom para o organismo pois: 

-Mantém o equilíbrio bioquímico;
-Mantém a temperatura do corpo, através da transpiração;
- Expele as substâncias tóxicas do corpo, através da urina;
- Constitui os fluidos circulatórios do organismo (sangue e linfa).
- Cerca de 65 a 70% do nosso corpo é água.

Sem comentários:

Enviar um comentário